quarta-feira, 30 de março de 2016

As desculpas que damos e as respostas de Deus para nosso chamado


"Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações".Mas eu disse: "Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem".O Senhor, porém, me disse: "Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar.Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo", diz o Senhor.O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me: "Agora ponho em sua boca as minhas palavras. Veja! “Eu hoje dou a você autoridade sobre nações e reinos, para arrancar, despedaçar, arruinar e destruir; para edificar e para plantar”. Jeremias 1:5-10

No capitulo primeiro no livro do profeta, mostra que Jeremias era um homem relutante. Ele relutava com a vontade de Deus. O Senhor disse para ele profetizar para o povo Judeu e Jeremias sabia que não era fácil a missão.
Ele disse assim: “Como posso eu, Senhor?” Sabe o que é isso? Uma desculpa! Se existe algo que sabemos é dar desculpas. Somos mestres nisso. 
Sabe toda desculpa que nós damos, há uma resposta de Deus para ela.

A 1º Desculpa: Jeremias teve medo (relutou)

Jeremias usa uma interjeição que exprime vários afetos ou estados do seu ser. Tenho por mim que esse Ah de Jeremias foi uma interjeição exprimindo o medo que Ele sentia. Afinal Jeremias era um jovem, vivia em um tempo conturbado.
É natural sentirmos medo. O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.
É também uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou psiquico de mentira, (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir.
Deus age usando seu natural para derramar o sobrenatural dele. O natural de Jeremias era o medo o sobrenatural de Deus era: Proteção. Afinal viver cercado por nações como Jeremias estava, passar por situações complicadas todos os dias, pois o povo não acreditava em sua mensagem, entre tantas coisas que Jeremias enfrentou, só seria possível viver nesses dias e não morrer pela proteção sobrenatural de Deus.
Assim também é conosco. Nosso natural é sentir medo. Estamos prestes a ter um grande dia de adoração e evangelismo no sábado agora, dia 02, nosso natural é ter medo das reações, do que enfrentamos, mas o natural de Deus é a proteção: “Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano.”Lucas 10:19.
A resposta para nosso medo é a proteção de Deus.

2º Desculpa: Não sei falar

Seja sincero, quem nunca usou essa expressão como desculpa diante de alguma situação? Eu confesso que já usei, para apresentar trabalhos, para ministrar a palavra e principalmente para evangelizar e falar do amor de Deus para outros.
Essa é uma das desculpas mais usadas pelos tímidos, eu sei por que já fui muito tímido. 
Falar de Jesus não deve ser entendido como algo duro, pesado, mas como um presente. Pedro e João entenderam isso, depois de terem curado um aleijado que estava na porta do templo chamada formosa (Essa história está em Atos 3), foram presos e todas as autoridades religiosas da época foram adverti-los para que deixassem de falar de Jesus, mas Pedro e João não podiam fazer isso, Eles tiveram experiências notórias com Deus, um recebeu um chamado de apascentar as ovelhas o outro era o discípulo amado, não podiam deixar de falar porque sabiam que esta era a maior dádiva de suas vidas : Então, chamando-os novamente, ordenaram-lhes que não falassem nem ensinassem em nome de Jesus. Mas Pedro e João responderam: "Julguem os senhores mesmos se é justo aos olhos de Deus obedecer aos senhores e não a Deus. Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos" Atos 4:18-20
Você está tendo uma oportunidade que muitos gostariam de ter. Toda vez que me pego pensando nessa oportunidade lembro-me da Igreja doméstica da China. Pessoas em vários locais da China, que se forem vistas falando de Jesus serão presas, torturadas ou até mortas, mas mesmo assim vão e falam, não inventam desculpas, e a igreja domestica da China é hoje uma das que mais crescem no mundo, e nós que temos liberdade pra falar desse maior presente que é Jesus, muitas vezes colocamos essa desculpa de que não sabemos falar.
Mas Deus é muito misericordioso para conosco e mesmo em meio essa nossa desculpa ele nos dá a resposta: Ele nos toca e coloca em nós sua palavra.
Deus nos deu seu Espírito Santo. "Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?" 1º Coríntios 3:16
Sendo santuário de Deus já não somos mais nós quem vivemos, mas Cristo que habita em nós. Sendo assim já é mais as minhas palavras que vão até as pessoas, mas é o Espírito Santo, este que é quem convence o homem do pecado e do juízo.
Quando me coloco a disposição para falar de Deus e peço sua ajuda para isso, não são mais meus ensinamentos, minhas experiências, ou meu estilo de fala que vão fazer com que pessoas tenham um encontro com Deus, mas sim o próprio Espírito Santo que está em mim.
Você tem a oportunidade que nenhum outro tem aqui. Pessoas em sua volta estão perdendo suas vidas, li uma reportagem sobre uma pesquisa feita pela ERICA (Estudo dos Riscos Cardiovasculares em Adolescentes) que realizou pesquisas em todo o Brasil e constatou que o município de Vitória registrou um dos maiores números de consumo de álcool e tabagismo entre adolescentes no país. A pesquisa mostra que, na Região Sudeste, Vitória é a capital onde os jovens mais bebem. No país, só perde para Porto Alegre e Florianópolis. A maioria começou a fazer uso do álcool antes dos 12 anos e as meninas (30%) bebem mais do os garotos (26,4%). A situação não é muito diferente em relação ao tabagismo. Vitória está no grupo de quatro cidades que estão com a vice-liderança de jovens que mais fumam, ao lado de Cuiabá, Porto Alegre e Florianópolis.
Outra pesquisa feita recentemente por uma ONG mexicana colocou Vitória como a 31º cidade mais violenta do mundo. http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/01/brasil-tem-21-cidades-em-ranking-das-50-mais-violentas-do-mundo.html
E o contraste disso é http://www.ccvideira.com.br/home/303-pesquisa-do-ibge-mostra-que-o-numero-de-evangelicos-cresceu-mais-de-60-nos-ultimos-dez-anos que nos últimos dez anos a religião que mais cresceu foram os evangélicos.
Você precisa falar. Quando eu entrei na faculdade, pessoas foram até mim e disseram: Influencie, não seja influenciado. Mas não foi o que aconteceu. Tive um amigo que eu ia pro Rock às vezes com ele, e depois da faculdade Ele faleceu. Sim, eu estava próximo, eu poderia ter falado de Jesus para ele, e não falei, preferi ser influenciado a influenciar. Isso me dói até hoje, mas me serviu de lição. Sempre que tenho oportunidades, eu falo. Não me calo mais. A minha voz não se cala em meio a esse mundo. Eu não posso mais ver meus amigos morrerem sem Cristo e eu não fazer nada.
Por isso querido, pare de dizer que não sabe falar, deixe Deus tocar seus lábios e vai. Não podemos deixar o nosso mundo do jeito que está. Levante-se!

3º Desculpa: Sou Jovem, sou novo.

Você já parou para pensar o que seria da bíblia se não tivesse existido jovens que desafiassem essa desculpa?
Certamente não haveria o Livro de Ester, não haveria o livro de 1º E 2º Samuel, Provérbios, Salmos seriam poucos, Daniel, Jeremias e tantos outros. O próprio Jesus quando criança ensinou a doutores.
Querido quando Deus quer começar um avivamento ele sempre levanta jovens e adolescentes dedicados. Só olhar para esses exemplos que eu mencionei. Davi foi ungido ainda novo, e foi sem dúvida o maior rei de Israel, Salomão seu herdeiro foi o mais sábio que já existiu, Daniel foi o que mais influenciou autoridades, José foi responsável pelo povo não padecer com a fome. Samuel foi responsável por restabelecer a voz de Deus no tempo dele e ungir dois reis (Saul e Davi).
Não importa a idade, não importa o tempo de vida, o que importa é a disposição. As circunstâncias vão sempre dizer que não é possível, que você é novo de mais pra saber certas coisas, mas Deus sempre vai dizer: As nações te dei por profeta.
A nossa desculpa é que somos jovens, a resposta de Deus é que Ele nos deu autoridade. Veja, Deus nos dá autoridade para mudar o quadro da nossa cidade, do nosso estado e nação. A única coisa que devemos fazer é nos disponibilizar. foi assim com Jeremias, Deus deu sua autoridade para ele (JR 1:10) 
Autoridade no dicionário é: direito ou poder de ordenar, de decidir, de atuar, de se fazer obedecer.
Você tem a autoridade de Cristo, a autoridade do nome dele. Jesus quando deixa a grande comissão fala sobre a sua autoridade Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Mateus 28:18-20
"Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu. Mateus 18:18
Não use mais desculpas, Deus está lhe dando oportunidades, não as percam. Se desarme dos seus pensamentos, medos, das suas desculpas e deixe Deus agir com as respostas dele. A única coisa que ele quer de você é sua disposição.
Desde o acontecido com meu amigo eu tenho pedido a Deus para ganhar pessoas para Ele, graças a Deus todo ano eu ganho alguém, você também precisa fazer isso. Já pensou se cada um aqui ganhasse dois ou três amigos seus, pensaram se no evangelismo de sábado cada um voltasse com uma pessoa ganha.
Vocês precisam se levantar. Essa geração precisa revelar Jesus nas escolas, estágios, no condomínio, em qualquer lugar que for. Eu creio e oro para que saia do nosso meio novas Ester, novos Daniel, Davi, Jeremias. Adolescentes dispostos a fazer e viver no centro da vontade de Deus.

Para conhecimento:

1º O nome Jeremias significa Jeová exalta e Jeová derruba, sentido pode simbolizar as orações de seus pais a favor da desconsolada nação da Israel, como também todas as aspirações do profeta perante o caos religioso que viu. 

2º Era filho de Sacerdote (seu legado era sacerdote, mas Deus o chama para profeta);

3º Nasceu em Anatote (mais de 6km ao nordeste de Jerusálem)

4º Profetizou nos reinados de Josias, Jeoacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias;

5º Sua personalidade é a mais claramente descrita no Antigo Testamento. Eu desafio vocês a lerem a história de Jeremias, sem dúvidas uma das mais fantásticas e bem descritas da bíblia. Não me lembro de nenhum profeta que descreva tanto a sua vida cotidiana como Jeremias.

6º No período havia três impérios fortes: A Assíria, Babilônia e o Egito, que lutavam pelo poder da época, e Jerusalém no meio cercada por estes três.

7º No período dele houve algumas invasões a Jerusalém, sendo duas muito bem contadas na bíblia, sendo a primeira levado Daniel e seus amigos como cativos para Babilônia, e na segundo Ezequiel também é levado cativo para lá.

8º Quando Jeremias foi chamado para o ofício profético identificou-se como “uma criança” (na’ar, Jeremias 1.6). Este vocábulo é ambíguo em hebraico, descreve infância (Êxodo 2.6) e adolescência em seus últimos anos (1º Samuel 30.17). Então não sabemos com certeza a idade de Jeremias, quando Deus o chamou para o ministério profético. Vinte e um anos, talvez.

Que Deus te abençoe!


Francis Müller

Nenhum comentário:

Postar um comentário